Nesse projeto, realizamos com o Centro de Referências em Educação Integral e a Secretaria Municipal de Educação um trabalho de apoio à formação continuada em duas escolas que integram o Programa Municipal de Ensino Fundamental Integral da rede de Araraquara (SP). Nos dois encontros realizados, o Projeto:
Compartilhou experiências de práticas pedagógicas realizadas na rede de Araraquara entre os educadores;
Apoiou a construção de um planejamento integrado de cada uma das EMEFs para o trabalho pedagógico em 2023;
Discutiu e planejou ações que visam à garantia da equidade, com especial atenção à Educação Especial.
O projeto, promovido pelo Instituto Anísio Teixeira e realizado pelo Centro de Referências em Educação Integral:
Realizou a formação de 600 educadores (coordenadores pedagógicos e professores articuladores) que atuam nas escolas de Educação Integral no Estado da Bahia sobre os conceitos e fundamentos que orientam a política de Educação Integral;
Promoveu a discussão e revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas em consonância com a concepção e princípios da Educação Integral;
Garantiu espaços de trocas de experiências entre os educadores dos diferentes territórios da Bahia com base em processos dialógicos de participação e co-construção de propostas pedagógicas de Educação Integral.
Através dessa iniciativa, fruto da parceria entre UNICEF, Centro de Referências em Educação Integral e Casa da árvore, escolas e redes de cinco territórios brasileiros, incluindo a cidade de São Paulo, foram convidadas a desenvolver uma experiência educativa integral, utilizando a tecnologia como uma ferramenta para enfrentar os desafios atuais do território e da comunidade escolar. No total, mais de 70 educadores participaram em oito unidades de Ensino Fundamental na cidade de São Paulo, de acordo com informações destacadas em um relatório do UNICEF.